Avaliação Físico-Funcional
Todo tratamento começa por uma avaliação completa e bem feita, no próprio ambiente domiciliar. É nesse momento que iremos conhecer nosso paciente, suas necessidades e preferências.
Para isso investigamos as principais queixas do paciente e fazemos uma avaliação minuciosa da força muscular, do equilíbrio, da postura corporal, da marcha, da capacidade para realização das atividades de vida diária, e de alguns aspectos gerais da cognição, do estado nutricional e do humor.
É a partir daí que identificaremos os déficits físicos e funcionais nos quais teremos que intervir para alcançar os resultados esperados pelo paciente.
Prevenção de Quedas
As quedas são um grave problema na população idosa, podendo ocasionar fraturas, imobilidade e até mesmo à morte.
Para prevenir quedas em idosos é necessário a realização de um programa balanceado de exercícios, incluindo exercícios de resistência cardiorrespiratória, equilíbrio e força, tudo isso de acordo com a capacidade e necessidade de cada paciente.
Promoção da Independência e Qualidade de Vida
Devido a vários fatores os idosos podem se ver com dificuldade para desempenhar as atividades do dia a dia, como levantar de uma cadeira, da cama ou do sofá, tomar banho, deslocar rapidamente de um cômodo para o outro para ir ao banheiro ou atender o telefone, subir e descer escadas.
Porém, na grande maioria das vezes, a Fisioterapia pode auxiliar na melhora da capacidade de realizar essas tarefas, por meio da realização de exercícios personalizados para cada paciente, promovendo maior independência, melhora da auto estima e da qualidade de vida do idoso!



